Tuesday, March 6, 2007

As Iniciativas de Martin Luther King


Em 1957 Luther King ajuda a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul (SCLC), uma organização de igrejas e sacerdotes negros. King tornou-se o líder da organização, que tinha como objectivo acabar com as leis de segregação por meio de manifestações e boicotes pacíficos. Vai a Índia em 1959 estudar mais sobre as formas de protesto pacífico de Gandhi.

No início da década de 1960, King liderou uma série de protestos:

Em 1963 liderou um movimento massivo, "A Marcha para Washington", pelos direitos civis no Alabama. A não-violência tornou-se a sua forma de demonstrar resistência. Neste mesmo ano liderou a histórica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso "I have a dream" ("Eu tenho um sonho"). Em 1964 foi premiado com o Nobel da Paz.

Em 1965 ele liderou mais uma marcha que gerou a aprovação da Lei dos Direitos de Voto, que abolia o uso de exames que visavam impedir a população negra de votar.
Em 1967, King fez sérias críticas ao papel que os EUA desempenhavam na guerra do Vietname, unindo ao Movimento pela Paz.

Em 1968 organizou com o SCLC uma campanha pela justiça sócio-económica, contra a pobreza (a Campanha dos Pobres), que tinha por objectivo principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país.

Em 4 de abril de 1968 King foi baleado e morto em Memphis, Tenessee, por um branco que foi preso e condenado a 99 anos de prisão.

No comments: